Ajude-nos!

Administrar a Igreja Evangélica Santo dos Santos é um trabalho muito intenso e abençoado, porém não deixa de ser complicado e difícil, temos contas e compromissos como em qualquer outro trabalho. E, por isso pedimos que colabore com R$ 10,00 ou mais se puder.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

mensagem 081009 - parakletos

Mensagem 081009 - parakletos

παρακλητος - parakletos

1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém
1a) alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado
1b) pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor
1b1) de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados
1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro
1c1) do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino

porque ele, o "parákletos", o divino espírito santo de deus, o "ruach ha kodesch" foi enviado pelo pai e dado pelo pai.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14:26)"
justamente esse, a quem jesus, o cristo de nazaré, rogou ao pai que fosse enviado em nome do filho, testificando do filho, e dessa forma, estando apto a receber tudo o que é do filho, porque estaria conosco para sempre.
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, (Jo 14:16)"
ele que é procedente do pai, mas enviado em nome do filho, que é o espírito da verdade, que testifica da verdade e clareia nossa visão dando-nos o entendimento.
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. (Jo 15:26)"
esse é justamente o que nos abençoa e nos conduz a um conhecimento profundo da verdade que procede da palavra, porque ele próprio é o que testemunha fielmente que a palavra é o próprio cristo ressuscitado que vive e reina eterno e absoluto.
"Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (Jo 16:14)"
é o que permite e reforça com que nossa fé permaneça inabalável, mesmo quando passamos pelas mais duras provas.
esse é o consolador, o que não permite que fraquejemos, e quando por qualquer motivo, nos sentimos abalados, ele suavemente nos consola, como se consolasse a uma criança de colo.
assim tornou-se conveniente a todos nós a ida de nosso senhor e salvador jesus cristo, porque isso propiciou a vinda do parákletos, porque foi enviado por jesus a nos guiar, a nos consolar, a nos auxiliar e a nos proteger.
"Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. (Jo 16:7)"
a esse amigo justamente é que devemos esse fortalecimento constante que sentimos quando titubeamos.
essa força que intangível nos toca e que silenciosamente coloca em nosso peito os mais profundos e sagrados sentimentos.
ainda quando estamos cegos por motivos fúteis ele silencioso como a brisa, majestoso como o bater de asas de uma águia, glorioso como a queda de uma cachoeira; suavemente fala ao nosso coração na suave cantiga do amor, operando dessa forma o milagre do perdão.
porque ele é o que glorifica o filho, recebendo do que é do filho e anunciando o que é do filho, esse é o outro parákletos!
ensinando-nos nessa majestosa simplicidade o ponto culminante da humildade, porque o filho fala do que é do pai, o pai testifica do filho que testificam do espírito e que são testificados pelo espírito, com a autoridade de criador.
"Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou. (Jo 8:18)"
por isso com a autoridade que lhe foi conferida, ele o cristo de nazaré, o "yehoshua ha maschiach" está testificado pelo divino espírito santo de deus, do maravilhoso "yhwh", aquele que se autodenomina "eu sou".
"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. (1 Jo 5:6)"
assim, só resta a pergunta:
quem és?
eu a ti respondo:
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2:20)"
porque o mesmo espírito de mim testifica, como de ti a mim testifica:
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Rm 8:16)"
porque cristo nos redimiu, nos comprou em igualdade de condições, tanto a fiéis, como a gentios.
"E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. (At 10:45)"
"Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque, depois de haver dito:
Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta:
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. (Hb 10:14-18)"
então, meditando nesse tema, resulta correta a reflexão a seguir:
"Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16:18)"
pedro, a pedra e a igreja: - o significado desta passagem é que cristo edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por pedro e os demais discípulos.
isto é: que jesus é o cristo, o filho do deus vivo.
"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mt 16:16)"
(At 3:13-26).
"O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado: que o Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado,
o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
E acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.
Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades. (At 3:13-26)"
jesus emprega um trocadilho. ele chama seu discípulo de pedro (do grego petros, que significa uma pedra pequena).
a seguir, ele diz:
sobre esta pedra (do grego petra, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo) edificarei a minha igreja.
isto é: - sobre a confissão feita por pedro. (Mt 16:16) é jesus cristo que é a pedra.
isto é: - o único e grande alicerce da igreja (1 Co 3.11).
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1 Co 3:11)
pedro declara que jesus é a pedra viva... eleita e preciosa... a pedra que os edificadores reprovaram.
"E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, (1 Pe 2:4)"
"Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. (1 Pe 2:6)"
"E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; (1 Pe 2:7)"
"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. (At 4:11)"
pedro e os demais discípulos são pedras vivas, como parte da estrutura da casa espiritual (a igreja) que deus está edificando.
"vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (1 Pe 2:5)"
em lugar nenhum as escrituras declaram que pedro seria a autoridade suprema e infalível sobre todos os demais discípulos.
(leia atos 15)
"E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. (Gl 2:11)"
nem está dito, também, na bíblia que pedro teria sucessores infalíveis, representantes de cristo e cabeças da igreja.
tais idéias são injunções do homem e não a verdade das escrituras.
ainda assim, como o espírito santo testifica em nossos corações na qualidade de cristãos, rogo apenas que não nos armemos contra os irmãos, que certos ou não, estão pregando as novas do evangelho de cristo, posto que temos no próprio evangelho material que defenda tal prática.
"E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. (Lc 9:49-50)"
podemos talvez relembrar o cântico de davi?
"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (sl 133)"
assim queridos, conclamo a todos, evangélicos, católicos, enfim, a tantos quantos pregam a "palavra da cruz" unamo-nos, porque é chegada a hora; derrotemos pois, em nome de jesus, a satanás e a seus seguidores.
(ou deixá-lo-emos que nos derrotem, porque ainda estaremos discutindo placas, e não combatendo o bom combate?)
para isto fomos chamados:
"Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. (1 Tm 6:12)"
neste momento poderá cantar com o orgulho do guerreiro cristão
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (2 Tm 4:7)"
mostre que sabes a que fostes chamado, para o triunfo da verdade, não para aceitar de satanás as sementes da discórdia, da arrogância e do egoísmo.
lembre-se: cristo, não é propriedade nossa, nós somos propriedades de cristo e a ele devemos entregar nossas vidas sem restrição alguma.
"e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. (1 Pe 2:8-10)"
que o santo dos santos, o eterno "eu sou", o maravilhoso "yhwh" em nome de nosso senhor e salvador jesus cristo; a pedra que os construtores rejeitaram, mas que nós, pela misericórdia do eterno que permitiu pelo "parákletos", que o aceitássemos como nosso único e suficiente salvador, seja com todos abençoando, lavando e remindo pelo sangue carmesim, hoje e sempre, amém e amém! - (igreja evangélica santo dos santos - pastor ely vidal - fone +55-041-3338-6234 - +55-041-9109-8374 - msn: pastorelyvidal@hotmail.com - o parákletos e a igreja - 081009)

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

colabore: (toda ajuda, por menor que seja, sempre será bem vinda)
Banco Bradesco S/A
Agência: 3340 - dígito 5
Conta Corrente: 3956-0
em Favor de: Igreja Evangélica Santo dos Santos
ou,
Caixa Econômica Federal S/A
Agência: 1525 - operação: 003
Conta Corrente: 719-8
em favor de: Igreja Evangélica Santo dos Santos

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. (Ml 3:10)"
"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (I Co 16:2)"

Visite, caso te agrade e ache conveniente, nos ajude a divulgar, nos sites encontrará outros meios para colaborar, pois estamos enfrentando dificuldades para a continuidade de nossos trabalhos, e toda ajuda é sempre muito bem vinda:
www.radiocrista.com (comunidade orkut = rádio cristã = http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48970005 - participe)
www.radioevangelica.com.br (comunidade orkut = rádio evangélica = http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=29612721 - participe)
www.razoespraviver.com.br (comunidade orkut = razões prá viver = http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=55077005 - participe)
www.santodossantos.com.br (comunidade orkut = igreja santo dos santos = http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=51157289 - participe)
Pai e Mãe (comunidade orkut = pai e mãe = http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=32635878 - participe)
Pastor Ely Vidal (comunidade orkut = pastor ely vidal = http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=62583157 - participe)
www.testemunhadejesuscristo.com.br (comunidade orkut = testemunha de jesus cristo = http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=29573833 - participe)
Fãs do Pastor Ely Vidal (comunidade orkut = fãs do pastor ely vidal = http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=63472949 - participe)
www.turbineseumicro.com.br (comunidade orkut = turbine seu micro = http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=68680477 - participe)
www.turbineseusite.com.br (comunidade orkut = turbine seu site = http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=32754746 - participe)

Você está recebendo esta mensagem por estar cadastrado em um de nossos sites, nós somos contra a prática de SPAM.
Caso não queira mais receber nossas mensagens, por favor, clique no link abaixo:

http://santodossantos.com.br/newsletter/unsubscribe.php

Que nosso contato seja somente para honra e glória do Pai que habita em nós!

QRCode

Nenhum comentário: