Ajude-nos!

Administrar a Igreja Evangélica Santo dos Santos é um trabalho muito intenso e abençoado, porém não deixa de ser complicado e difícil, temos contas e compromissos como em qualquer outro trabalho. E, por isso pedimos que colabore com R$ 10,00 ou mais se puder.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

ID X EGO e a equação



A confusão nos sonhos, são os pretextos, para que os mecanismos de defesa sejam acionados.
E ao serem acionados, claro, causam assim, uma grande confusão de forma a poder justificar, as ações do ID, de forma que os inúmeros valores armazenados, possam sentir-se até mesmo intrusos por vezes, diante dos argumentos travestidos que nos são apresentados no dia-a-dia.

Claro, que os valores armazenados são constantemente ameaçados, por aquelas novidades, que entram sempre em conflito, com o objetivo de neutralizar os conceitos que trazem o amálgama da tradição. Naturalmente que são pelas brechas que acumulamos em nosso viver, que essas novidades, tentam, anular os conceitos e valores que impressos em nossos corações, são os que um dia, reconheceremos por verdadeiros, pelo tempo, pela forma como foram testados, muitas vezes, até mesmo pelo fogo. Portanto, os que podemos considerar como os mais corretos.

Por isso imagino, que todos venhamos com um compilado de valores que seriam de certa forma, válidos "ad-perpetuam", ou, "in-natura".

Podemos pensar que todos já venhamos com o espectro devidamente composto e definido, e dessa forma, e sob esse prisma, tudo o que não esteja de acordo, deveria ser, imediatamente rechaçado.

Por isso, ao analisar este ponto de vista, imagino que o ID nos impulsiona, para que isso desencadeie uma série de ameaças ao sistema de vida natural; e que dessa forma, o EGO, ao ver todo o sistema ameaçado, aciona o alarme, ou a "ansiedade", que tenta (como cego) ou teima em inibir os impulsos e desejos, que podem vir a ser ou tornar-se perigosos ao indivíduo em formação, ou mesmo que formado, mas o que está em ataque.

São, falando de forma meio simplificada:

Assim é, que não devemos ignorar que o ID costuma gerar impulsos que geram desejos, que podem muito bem, tornar-se perigosos ao nosso EGO.

É assim, que ele, o ID tenta desmontar as barreiras, utilizando-se, até mesmo de artimanhas, armadilhas, cavalos de tróia, etc...

Cujo objetivo único é que tudo aquilo que foi devidamente e previamente estabelecido para o funcionamento harmônico do indivíduo na amplitude de seu ser, sendo desarticulado, possa então dar lugar a um novo composto de valores e sonhos; estes, voltados, especialmente ao materialismo puro e simples.

Nisso é que entra o soldadinho EGO, que tem por tarefa (que ele desempenha, às vezes, até mesmo de forma meio relaxada) a guarda dos valores que terão que estar armazenadas em ambiente mais preservado.

Aqui vemos o SUPEREGO que de uma forma meio simplificada, poderia representar o sistema de defesa e preservação daquilo que teria sido previamente sonhado para a manutenção da sinfonia universal, que deveria mais exatamente, executar o sonido, especialmente dos valores e sonhos que conduzam ao aperfeiçoamento espiritual...

Ou seja, para que tudo funcione de forma harmônica, é necessário que cada dente da maravilhosa engrenagem funcione adequadamente, e que nenhum deles, falte ou falhe no momento da execução da referida composição. Tudo o que desafinar, ou sair da prévia partitura, será rechaçado, pela própria harmonia que contorna, como defesa, a peça em execução.

(ap. Ely Silmar Vidal - Teólogo: COJAE 0001-12-PF-BR; Psicanalista: CONIPSI CIP: 0001-12-PF-BR; Jornalista: DRT-0009597/PR e presidente do CIEP - Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333
(41) 99109-8374
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 23042021 - ID X EGO e a equação - (imagens da internet)

Aproveito para deixar claro que os trabalhos que tenho desenvolvido, são de pura e simplesmente divulgação do que acho interessante para conhecimento geral, e não busco ganho algum com isto, senão o de transmitir conhecimento.

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se a mensagem foi útil, e acha que pode ser útil a mais alguém, divulgue:
(ao replicar, preserve a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

E siga-nos também através deste link: https://rumble.com/vgyg4p-id-x-ego-e-a-equao.html

[category psicanalise-e-afins,pensamentos-e-reflexoes]

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae QRCode

Nenhum comentário: